Encerramento das oficinas no Centro de Mulheres Jardim da Esperança em 2022

Contar um pouco de sua história através das artes manuais, esse é um dos objetivos de nossas oficinas realizadas com as associadas do Centro de Mulheres Jardim da Esperança, em Bayeux/PB. Além da prática artesanal, a proposta é também gerar uma discussão e escuta sobre questões como violência doméstica e direito à cidade.

Foram facilitadas em 2022 oficinas de produção de cestos e sobre bordado livre, nesta cada participante pensou sobre suas vivências e passou para desenhos algumas que considerou importantes, após essa etapa, essas ilustrações foram sendo bordadas a cada encontro. Em conjunto, elas também produziram um painel que trouxe um pouco do que gostam na comunidade que moram, seus sonhos e desejos para o bairro e para o entidade que integram.

A conclusão da oficina de bordado e da sobre produção de cestos se deu em novembro com um encontro de encerramento. Nele foram entregues os certificados para as participantes; ocorreram falas de nossa Coordenadora de Projetos, Marcina Pessoa; de nossa educadora social, Verônica Rodrigues; da professora de Cestos, Cristina Xavier, além da exibição de vídeo sobre as oficinas e apresentação de dança do Grupo Cultural Melhor Idade.

Este ano, iniciamos as oficinas de costura criativa e pintura em tecido, seguindo o processo de trabalhar o empoderamento feminino.

Maria Cristina, artesã e oficineira

Maria Cristina, uma das associadas do Centro, aponta que ao chegar no bordado estava numa fase depressiva e que dormia muito:

“Começava a bordar e saia tudo torto. Hoje eu tiro de letra, bordei coisas que eu não pensei que sabia fazer. Quanto mais a gente tiver trabalhando a mente se alivia das nossas agonias, angústias que temos por dentro”.

Segundo Verônica Rodrigues:

“Essas oficinas além de possibilitarem o aprendizado de uma nova habilidade, são também um espaço de convivência entre as mulheres, num ambiente que propicia a conversa informal sobre diversas temáticas ligadas a vida das mulheres, suas alegrias e dificuldades. Além disso, os trabalhos com artes manuais podem proporcionar uma série de melhorias na qualidade de vida e saúde mental, pois além de criar uma possibilidade de gerar renda, também conseguem auxiliar, através do desenvolvimento de habilidades de atenção e concentração, na melhoria nas crises de ansiedade, no autocuidado e consequentemente na autoestima. Também esses espaços, através da necessária comunicação que se estabelece para o aprendizado, seja entre monitora e alunas, seja entre alunas, favorece o aumento da capacidade de se expressar e a superação dos medos de falar em grupo”.

Você pode saber mais sobre as atividades do Centro de Mulheres Jardim da Esperança clicando aqui.