Equipe reunida em 2019 (Foto: Reprodução / Instagram)

Promover um encontro semanal formado apenas por e para as mulheres praticarem futebol, este foi o objetivo inicial do projeto Pelada 19.83 que acontece em João Pessoa/PB desde 2019. A ideia surgiu a partir de uma conversa entre as colegas de trabalho Luana Almeida e Dani Fechine, que enquanto acompanhavam a Copa do Mundo da França, em 2019, discutiam sobre a vontade de jogar futebol também.

Segundo Luana, tudo começou com um grupo com amigas e conhecidas.

“Era pouquinha gente, mas foi o suficiente pra formar dois times e começar. Antes, jogávamos nos Bancários, aqui em João Pessoa, e agora estamos no Castelo Branco. A mudança aconteceu porque paramos durante a pandemia e quando nos sentimos seguras pra voltar o horário, o local onde jogávamos já estava ocupado. Encontramos outro lugar próximo, no mesmo horário, e nos mudamos”.

O nome veio do ano que o futebol feminino foi regularizado no Brasil, 1983, depois de anos de proibição. “Aí juntou com o fato da pelada ter nascido em 2019 e o código de DDD na Paraíba ser 83. A ideia foi de Clara Monte, uma das participantes mais antigas”, ressalta Luana.

Márcia Marques, goleira do time

Para Márcia Marques, jornalista e goleira, participar do grupo é a realização de um sonho antigo.

“Eu sempre amei futebol, sempre quis jogar futebol, até como brincadeira. Mas os espaços para meninas eram raros, além das proibições sociais. No meu caso, era meu pai mesmo quem não me deixava jogar. Então, depois dos 30, comecei. Hoje, morando em João Pessoa e convivendo com esse grupo de mulheres maravilhosas, eu posso sim dizer que me realizei. Sou jogadora, goleira e ninguém me impede de fazer isso”.

Ela destaca ainda que a primeira pelada tinha umas 8 ou 10 meninas e ela chegou na 3ª ou 4º sexta-feira de atividades, sendo a primeira goleira do grupo.

“De lá pra cá, meninas que jogam muito foram se juntando, aos poucos todas foram evoluindo e hoje temos um grupo de 30 meninas fixas que se reúne toda sexta pra jogar bola. Jogo bem? Não. Mas me divirto muito, assim como todas na Pelada 19.83, porque esse é um dos nossos maiores propósitos: jogar por amor e diversão”.

Luana ainda destaca que pós-pandemia, o grupo teve uma mudança de participantes porque algumas ainda não voltaram a jogar, outras se mudaram, e novas meninas precisaram entrar.

“O grupo que formou a pelada em 2019 ainda é muito unido, e as novas entradas continuam no mesmo clima. Formamos mais que uma pelada, somos amigas pra todas as horas. A gente tentou iniciar algo que fosse pra ser divertido, pra gente se exercitar, brincar, fazendo algo que amamos. Amizades foram formadas, um laço foi bem atado entre nós, e tudo isso através do futebol. O futebol é isso pra gente, amizade e liberdade”.

Para saber mais sobre o grupo, siga o perfil no Instagram: @pelada19.83.

Confira mais um pouco do projeto