A Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves abriu a seleção de cursistas para o Curso de Formação de Juristas Populares 2025, que faz parte do Projeto “Conhecendo o Direito e Construindo a Cidadania”, financiado pela organização alemã Misereor.

A ação tem o objetivo de promover formação em noções de direito e cidadania para lideranças de comunidades e organizações sociais da Paraíba, com finalidade de multiplicação dos conhecimentos nas suas entidades e o maior acesso à justiça.

As inscrições vão até 04 de abril e podem ser feitas on-line ou na sede da Fundação Margarida Maria Alves, localizada na Rua: Irineu Joffily, 185. Centro, João Pessoa – PB CEP: 58011-110.

Você pode conferir o edital e a ficha de inscrição no link: https://bit.ly/InscricaoCJP2025

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO:

1) Saber ler e escrever
2) Morar no estado da Paraíba
3) Ter no mínimo 18 anos
4) Pertencer a uma organização social (ex: sindicato, associação, grupo de mulheres, movimentos culturais e sociais)
5) Ter disponibilidade para participar de aulas aos sábados, entre 08h e 17h, quinzenalmente

Não poderão se inscrever pessoas com nível superior completo nem alunos/as do curso de Direito.

As aulas serão presenciais na sede da Fundação Margarida Maria Alves, em João Pessoa/PB, e todas as atividades do curso e o material didático são gratuitos. Serão disponibilizadas 30 vagas e o curso tem previsão de encerramento em novembro deste ano.

O Curso de Formação de Juristas Populares é um projeto criado pela Fundação Margarida Maria Alves em 1999 e já formou 465 lideranças comunitárias de 20 municípios paraibanos, englobando integrantes de sindicatos, associações de moradores, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, entre outros.