Em setembro, realizamos o Simpósio Nacional Repensar: Grupos Reflexivos no Combate à Violência de Gênero, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB. O evento foi promovido com recursos do Fundo de Direitos Difusos da Paraíba, instituído pela Lei Estadual Nº 8.102 de 14 de novembro de 2006, em parceira com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e obteve o apoio da Universidade Federal da Paraíba e Gráfica JB.

Participaram como convidados/as Érica Canuto, Promotora de Justiça do MPRN; Thimotie Aragon Heemann, Promotor de Justiça do MPPR), e a Carmen Hein de Campos, Doutora em Ciências Criminais (PUC/RS); Tâmisa Rúbia, Doutora em Ciências Jurídicas (UFPB/UNIfi); Ana Beatriz Eufrauzino, Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (UFPB); Dulcerita Alves, Promotora de Justiça e Ouvidora da Mulher do MPPB e Eduardo Simon, Médico de Família e Comunidade, Facilitador da Roda de Homens da Lua Cheia.

Segundo Marcelo Soares, assessor de comunicação da Fundação Margarida Maria Alves, o Simpósio foi a culminância das atividades realizadas no Projeto Repensar: Refletindo Coletivamente a Violência Doméstica e Familiar Contra Mulheres, promovido pela entidade.

“Ao longo dos últimos dois anos fizemos diversos grupos reflexivos de homens e mulheres para conversar sobre a Lei Maria da Penha e outras questões que envolvem a violência de gênero, com o objetivo de prevenir tal violência e conscientizar aqueles que estavam em processo judicial por agressões a mulheres. Este momento do Simpósio Nacional foi o encerramento perfeito deste projeto, no qual pudemos realizar uma troca de conhecimentos com outras ações e trazer para a sociedade novas formas de trabalhar o problema”, esclarece.

Confira mais fotos do evento: