Em outubro realizamos a II Oficina Presencial Formativa Estadual sobre Proteção Popular de Defensores/as de Direitos Humanos do Projeto Sementes de Proteção. A atividade aconteceu no Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira, em Lagoa Seca/PB, e contou com a presença de 12 defensores/as de direitos humanos representando 08 organizações sociais de municípios distintos do estado.

O encontro teve como foco discutir a análise de riscos para defensores/as de direitos humanos, dando continuidade as ações do Projeto Sementes de Proteção de Defensores/as de Direitos Humanos no estado.

Segundo Marcelo Soares, articulador local do Projeto Sementes, foram dois dias de ótimas discussões, reflexões e propostas para auxiliar na luta cotidiana pela defesa dos direitos humanos.

Encontro Nacional encerra ações do Projeto Sementes de Proteção

Aconteceu entre os dias 12 e 14 de dezembro, em Brasília, o 3° Encontro Nacional de Proteção Popular de Defensoras/es de Direitos Humanos.

A ação é uma iniciativa da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong) e da We World GVC Onlus, com co-financiamento da União Europeia. Também integram o projeto, as associadas: CPT, ABGLT, AMDH e o CIMI.

O projeto realizou ações de formação, de comunicação, de organização, de mobilização e de incidência que se somarão ao desenvolvimento de ações de proteção popular de militantes e coletivos. O objetivo foi contribuir no combate a violações dos direitos humanos e as liberdades fundamentais no Brasil.