Aconteceu entre os dias 22, 23 e 24 de setembro, no Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira, em Lagoa Seca, o Encontro de Intercâmbio das Juventudes Paraibanas. O evento foi realizado pela Fundação Margarida Maria Alves, o Serviço de Educação Popular da Paraíba, Serviço Pastoral dos Migrantes, Amazona e Essor, com o apoio da CESE.

Segundo Verônica Rodrigues, educadora social da Fundação Margarida Maria Alves, o Encontro possibilitou a troca de experiências entre as diversas expressões de movimentos das juventudes.

“Foi um momento para diversas discussões como a necessidade de articulação dos movimentos e Ongs que trabalham com a temática, no sentido de fortalecer a luta pela implementação de políticas públicas que garantam os direitos dessa população. Além disso, fomentar a ampla participação dos jovens nas diversas etapas das Conferencias de Juventudes, bem como propiciar momentos de formação tanto entre os/as jovens quanto as entidades”, destaca.

Durante o encontro, ocorreram apresentações sobre a linha do tempo dos movimentos de juventudes e a sua participação nos movimentos de lutas por direitos desde a década de 1980, facilitado pelo Professor da UFPB Orlandil de Lima, e sobre a trajetória da diversidade e organização da população LGBTQIA+ nesse período, facilitado pela Coordenadora do Centro Estadual de Referência LGBTQIAP+ Luciano Bezerra, Laura Brasil.

Também foi realizada uma avaliação sobre as metodologias empregadas pelas entidades e movimentos, além de sugestões para aperfeiçoar o trabalho e desenvolver ações em rede para potencializar a luta das juventudes por direitos e políticas públicas.