Em novembro ocorreu a formatura da Turma 2023 do Curso de Formação de Juristas Populares. O evento foi realizado na sede do Serviço de Educação Popular (SEDUP/PB), na cidade de Guarabira/PB.
Nesta edição na região do brejo paraibano, o curso formou 23 lideranças das comunidades populares de Guarabira e dos Assentamentos da Reforma Agrária dos municípios de Areia/PB e Pilões/PB acompanhados pelo SEDUP, transmitindo experiencias e aprendizados sobre temas relacionados aos Direitos e a Cidadania. Este ano, a turma leva o nome da escritora e fundadora do SEDUP, Maria Valéria Rezende.
Sobre a escolha da homenageada pela turma, Rosângela Silva, uma das coordenadoras do SEDUP, destacou que Maria Valéria Rezende foi um nome muito importante e forte na construção da luta dos direitos humanos na região.
“No princípio, em 1981, sob a sua coordenação, o SEDUP assessorou muitos grupos que realizavam trabalhos na defesa dos direitos humanos, e produziu diversos materiais educativos e de cultura popular com o objetivo de promover o conhecimento e levar informações para as/os trabalhadoras/es das comunidades populares periféricas urbanas e lutadoras/es por reforma agrária – que viviam em situação de conflito na região. Por meio dessa singela homenagem o SEDUP se junta a turma de Juristas Populares em agradecimento a tudo que a Maria Valéria Rezende fez”, ressaltou.
O Curso de Formação de Juristas Populares faz parte do Projeto Conhecendo o Direito e Construindo a Cidadania, apoiado pela entidade alemã Misereor e foi realizado este ano em parceria com o SEDUP/PB.