Evento traz projetos nacionais na área

Acontece no dia 15 de setembro, das 08h30 às 17h, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFPB), o Simpósio Nacional Repensar: Grupos Reflexivos no Combate à Violência de Gênero. O evento é realizado pela Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves com recursos do Fundo de Direitos Difusos da Paraíba (FDD/PB), instituído pela Lei Estadual Nº 8.102, de 14 de novembro de 2006, e conta com a parceria do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o apoio da Universidade Federal da Paraíba e Gráfica JB. As inscrições podem ser feitas , com certificação para estudantes.

Segundo Marcelo Soares, assessor de comunicação da Fundação Margarida Maria Alves, o Simpósio é a culminância das atividades realizadas no Projeto Repensar: Refletindo Coletivamente a Violência Doméstica e Familiar Contra Mulheres, promovido pela entidade.

“Ao longo dos últimos dois anos fizemos diversos grupos reflexivos de homens e mulheres para conversar sobre a Lei Maria da Penha e outras questões que envolvem a violência de gênero, com o objetivo de prevenir tal violência e conscientizar aqueles que estavam em processo judicial por agressões a mulheres. Este momento do Simpósio Nacional é o encerramento perfeito deste projeto, onde poderemos trocar conhecimentos com outras ações e trazer para a sociedade novas formas de trabalhar o problema”, esclarece.

Marcelo destaca ainda a participação no evento de importantes nomes nacionais da área.

“Foi uma felicidade nossa conseguirmos a participação de pessoas que atuam e entendem bem do assunto em locais distintos do país, como a Érica Canuto, Promotora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e Professora da UFRN; o Thimotie Aragon Heemann, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná (MP/PR), e a Carmen Hein de Campos, Doutora em Ciências Criminais (PUC/RS) e Professora visitante no Mestrado em Direito na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), convidados que aceitaram logo de primeira participarem e abrilhantarem nosso evento com suas experiências no tema”.

Também são palestrantes no evento Tâmisa Rúbia, Agente de Direitos Humanos (FDDHMMA), Doutora em Ciências Jurídicas (UFPB/UNIfi) e Professora de Direito; Ana Beatriz Eufrauzino, Agente de Direitos Humanos (FDDHMMA), Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (UFPB); Dulcerita Alves, Promotora de Justiça e Ouvidora da Mulher do Ministério Público da Paraíba (MPPB); e Eduardo Simon, Médico de Família e Comunidade, Facilitador da Roda de Homens da Lua Cheia e Professor (UFPB/Afya-FCMPB).

Confira a programação completa:

08h30: Credenciamento

09h: Mesa de Abertura
Palestrante: Carmen Hein de Campos

09h30: Projeto Repensar – Refletindo Coletivamente a Violência Doméstica e Familiar Contra Mulheres
Palestrantes: Tâmisa Rúbia, Ana Beatriz Eufrauzino e Eduardo Simon

10h30: Grupo Reflexivo de Homens “Por uma Atitude de Paz” (MPRN)
Palestrante: Érica Canuto

12h: Almoço

14h: Projeto Refletir (MPPB)
Palestrante: Dulcerita Alves

15h30: Grupo Reflexivo de Homens (MPPR)
Palestrante: Thimotie Aragon Heemann

17h: Encerramento

Para mais informações e acompanhar as novidades veja nossa página sobre o evento.

SERVIÇO:

Simpósio Nacional Repensar: Grupos Reflexivos no Combate à Violência de Gênero

Dia: 15 de setembro

Horário: 08h30 às 17h

Local: Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFPB)

Inscrições: