A Fundação Margarida Maria Alves, a Casa Pequeno Davi (@casa.pequeno.davi), o Centro Semear (@centrosemear) e o Gabinete do Dep. Fed. Luiz Couto (@luizcoutopt) realizaram na última terça-feira, 27, no Auditório da Ação Social Diocesana de Patos/PB (@asdppb), uma roda de conversa sobre Segurança Pública em uma proposta Popular.

A atividade teve como objetivo colher propostas para problemas da segurança pública na região, dentro de sete eixos temáticos pré-definidos, para serem levadas para a Conferência Regional do Fórum Popular de Segurança Pública do Nordeste (FPSPN), que será realizada entre os dias 18 e 19 de agosto em Teresina, Piauí.

Participaram representantes da Ação Social Diocesana de Patos; CECNEQ; Associação Quilombola; Povos de Matriz Africana e Jurema; UFGC/Campus Patos; Associação Nacional dos Agentes de Trânsito do Brasil (AGTBRASIL); Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS); SINAFITPB; CMDCA; Secretaria Municipal de Tavares; Comitê Popular de Luta; CMDM; MST; Pastoral da Pessoa Idosa e Associação Comunitária Quilombo de Serra Feia.

Para Marcelo Soares, assessor de comunicação da Fundação Margarida Maria Alves e um dos articuladores locais do Fórum, o encontro foi um bom momento de troca de experiências e realidades.

“Apesar de muitas dessas temáticas dentro da segurança pública serem comuns, existem peculiaridades que cada região do estado tem e é muito importante serem compartilhadas. Essa roda nos trouxe bastante material para levarmos para a Conferencia Regional e também planejarmos as próximas rodas que faremos em breve em outras regiões da Paraíba”.

A preparação para a Conferência Regional seguirá com mais três rodas de diálogo a serem feitas em Guarabira, Campina Grande e João Pessoa. Todas as discussões serão sistematizadas e gerarão uma lista de propostas gerais da Paraíba para o evento de agosto.

FÓRUM POPULAR DE SEGURANÇA PÚBLICA DO NORDESTE

Conscientes de que segurança pública é um tema que não pode ficar restrito às classes políticas ou aos discursos e debates eleitorais, representantes de organizações da sociedade civil e movimentos sociais se reuniram para criar o Fórum Popular de Segurança Pública do Nordeste.

A iniciativa debate a temática e faz propostas concretas dialogando diretamente com a população desde 2018 e já realizou sua primeira Conferência Popular de Segurança Pública em 2019 com a participação direta de mais de 250 pessoas, além de mais de 2.500 participantes mobilizados durante as discussões nos estados. O Fórum já está estruturado em 04 estados do Nordeste: PE, PI, RN, BA e a ideia é chegar em todos os nove estados da região.

Em 2023, ele realizará uma Conferência Regional para discutir a segurança pública na perspectiva popular enquanto região Nordeste, discutindo os seguintes eixos temáticos importantes: Prevenção social do crime e da violência; violências armadas, controle de armas e munições; violências contra crianças, adolescentes e jovens; sistema de justiça criminal e socioeducativo; políticas de drogas; direito à território e enfrentamento ao genocídio e a criminalização dos movimentos sociais.