Começou em abril uma nova turma do Curso de Formação de Juristas Populares, dessa vez realizado na cidade de Guarabira/PB com a parceria do Serviço de Educação Popular (SEDUP/PB).
A atividade iniciou-se com um encontro introdutório, no qual o assessor de comunicação e o pedagogo da Fundação Margarida Maria Alves, respectivamente, Marcelo Soares e José Marcos Salgueiro, apresentaram aos cursistas a entidade e o cronograma do curso. Segundo Marcelo, é sempre bom quando a entidade consegue ir até outras regiões do estado com sua formação jurídico-popular.
A primeira oficina ocorreu no mesmo mês e tratou sobre Direitos Humanos e Cidadania. A atividade foi facilitada por Rosângela Silva, coordenadora do SEDUP, e a Professora Dra. Iranice Muniz, do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPB. Além desta, já ocorreram mais 03 (três) oficinas sobre Políticas Públicas; Gênero e Feminismos e Raça e População LGBTQIAPN+ e a partir de julho os/as cursistas terão os módulos sobre diversas áreas do Direito.
Participam do Curso lideranças populares de grupos acompanhados pelo SEDUP das Comunidades do Mutirão; Conjunto Nossa S. Aparecida e Nordeste, Guarabira/PB, e dos Assentamentos da Reforma Agrária de Areia/PB, Pilões/PB e Serraria/PB.
O Curso de Formação de Juristas Populares faz parte do Projeto Conhecendo o Direito e Construindo a Cidadania, apoiado pela entidade alemã Misereor.