Neste primeiro semestre de 2023, as atividades realizadas pelo Projeto Conhecendo o Direito e Construindo a Cidadania na comunidade São Rafael, em João Pessoa/PB, com os jovens acompanhados pelo Instituto Voz Popular, entidade parceira, têm se focado em discussões sobre o acesso à educação e a orientação profissional.

Até o momento realizamos oficinas sobre bullying, política pública de juventude e acesso ao trabalho e renda, produção de sabão ecológico, orientação profissional, esta última realizada pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Infância e Juventude (Nupedia) e Linha Juventude trabalhadora (@juventude_trabalhadora), sob orientação da professora Manuella Pessoa. Além de momento de produção de materiais para o perfil Conectados/as Pela Periferia (@conectadospelaperiferia), gerenciado pelos/as jovens e uma visita a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para as/os jovens conhecerem cursos e laboratórios (saiba mais clicando aqui).

Também realizamos Roda de Diálogo sobre acesso às vagas de jovens aprendiz e estágio facilitada por Renildo Moraes (@renildolmoraes), educador popular do SEDUP (@sedup_pb) e membro do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional da Paraíba.

As atividades buscam o empoderamentos da juventude local no combate a violência, na valorização de sua comunidade e na luta pela garantia dos Direitos Humanos. As ações na Comunidade São Rafael fazem parte da parceria entre o Instituto Voz Popular (@ivpparaiba) e a Fundação Margarida Maria Alves dentro do Projeto Conhecendo o Direito e Construindo a Cidadania, apoiado pela entidade alemã Misereor (@misereor).