Ao longo dos 24 anos de existência, diversos foram os relatos recebidos de como ter realizado o Curso de Formação de Juristas Populares auxiliou de alguma forma na atuação de entidades e lideranças populares da Paraíba.
Recentemente, nosso Jurista Popular Antônio Carlos Veloso Correia de Oliveira Júnior, conhecido como Carlinhos Schneider, 28 anos, Assistente Social de formação, relatou o alcance de uma conquista profissional importante que foi ter chegado a coordenação do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no território do Grotão, em João Pessoa/PB.
Falamos com ele para saber um pouco sobre esse novo desafio e qual foi o impacto de nosso Curso nessa trajetória.
Fundação: Para iniciar nossa conversa, o que levou você a escolher a Assistência Social como ramo de trabalho?
Carlinhos: Desde muito cedo, aos 9 anos, comecei a participar das atividades da Pastoral do Menor, na comunidade onde moro até os dias atuais. Na adolescência fui participando de atividades de incentivo ao protagonismo juvenil e do movimento estudantil. Fui sempre me envolvendo em atividades sociais junto aos movimentos de defesa dos direitos humanos, em especial os direitos da criança e do adolescente. Por isto, entre todas as profissões, escolhi me tornar Assistente Social de formação.
Fundação: Na sua opinião, quais maiores desafios para essa área na atualidade?
Carlinhos: Na minha opinião, um dos maiores desafios é a não valorização desses profissionais, em algumas cidades, os salários são baixos, pois nossa categoria ainda não tem um piso salarial aprovado. Sem falar da precarização dos espaços de atuação, e a falta de mais concursos públicos para a contratação de profissionais para algumas áreas.
Fundação: Você realizou o Curso de Juristas Populares alguns anos atrás, de que forma essa formação tem ajudado na sua atuação profissional e também como uma liderança comunitária?
Carlinhos: A participação no Curso de Juristas Populares foi muito importante para minha formação pessoal e profissional. Na época estava iniciando minha formação e o curso foi um fator importante para continuar, pois lá eu pude ter a experiência em participar de inúmeras formações sobre temáticas que abrange o meu cotidiano no dia a dia e durante minha atuação profissional.
O Curso de Formação de Juristas Populares é um projeto de educação jurídico-popular criado em 1999 que já formou 400 pessoas de 20 municípios paraibanos. O objetivo é dar noções de Cidadania e Direito, como do trabalho, de família, penal, previdenciário, dentre outros.
Saiba mais sobre o Curso de Formação de Juristas Populares clicando aqui.