José Marcos Salgueiro

Durante o mês de maio a Fundação Margarida Maria Alves realizou mutirões de saneamento ecológico e a construção de Círculos de Bananeiras na ocupação Nova Canudos, em Bayeux/PB, em parceria com o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos na Paraíba (MTD/PB). A ação tem o objetivo de debater saúde, saneamento básico e construir alternativas de estruturação sanitária.

José Marcos Salgueiro, pedagogo responsável pelo acompanhamento da atividade, destaca que as mulheres moradoras do local tiveram participação ativa na ação. “As mulheres participaram ativamente, todas com a esperança de conquistar a casa própria. Foi bonito de ver a comunidade reunida preparando o almoço, o técnico observando o passo a passo, cada medida é importante por ser uma área muito pequena, as/os moradoras/es cavando, outras/os buscando materiais orgânicos como troncos de árvores, raízes, folhas e mato seco. Após o buraco feito, com um metro de diâmetro e um metro de fundura, foi o momento de enchê-lo com a matéria orgânica que servirá para absolver a água cinza de pias e banheiro”.

O Círculo de Bananeiras, também conhecido como “Fossa de Bananeiras”, é uma técnica difundida por permacultores de diversas nacionalidades e que representa uma alternativa sustentável para o tratamento domiciliar de águas cinzas em zonas urbanas e periurbanas.

Segundo Wellington Paes, técnico em saneamento ecológico sustentável colaborador na atividade:

“As águas cinzas (águas de pias, chuveiros, lavanderia e limpezas em geral) que eram descartadas no entorno de residências da comunidade de Nova Canudos, sem nenhum cuidado e ocasionando sérios problemas de saúde pública por ficarem expostas a proliferação de vetores de doenças, estão agora sendo tratadas e aproveitadas para a produção de alimentos sadios às famílias. O Círculo de Bananeiras é uma tecnologia socioambiental usada para o tratamento e aproveitamento das águas cinzas das residências, utilizando um consórcio de bananeiras e mamoeiros, beneficiando a produção de alimentos. Dessa forma, pleiteamos que os moradores se apropriem da tecnologia e sejam multiplicadores dela na comunidade, demonstrando cuidado com seu ambiente e proporcionando melhorias na qualidade de vida das pessoas”.

A atividade de construção dos Círculos é uma das ações em comunidades assistidas pelo MTD/PB promovidas pelo Projeto Conhecendo o Direito e Construindo a Cidadania, realizado pela Fundação Margarida Maria Alves, com o apoio da entidade alemã Misereor.

Confira mais imagens da atividade:


Fotos: Wellington Paes