No último dia 21 de fevereiro a Fundação Margarida Maria Alves realizou na Associação de Moradores e Amigos da Zona Sul, nos Funcionários II, João Pessoa, uma oficina de educação ambiental com moradores do local. A atividade contou com a parceria do Mandato da Deputada Estadual Estela Bezerra e da Pastoral Operaria.

José Marcos Salgueiro, pedagogo e responsável pela oficina, destaca que o objetivo da ação foi reforçar os impactos ambientais que o uso de produtos como o óleo de cozinha pode causar no meio ambiente.

“O óleo usado é um resíduo perigoso para o meio ambiente e também para a saúde humana. Jogado direto no solo, causa sério prejuízo para as pessoas, a fauna e a flora, principalmente quando se junta a outros poluentes comuns nas áreas urbanas. É importante a consciência ambiental da população e ela saber como pode reaproveitar esse material. Por isso, a Fundação Margarida Maria Alves tem esse compromisso de não só debater o tema, mas também compartilhar o conhecimento através de oficinas de produção de sabão ecológico”, ressalta José Marcos.

José Marcos Salgueiro

Rosildo Luiz, integrante da Pastoral Operaria, aponta que o interesse na produção de sabão ecológico se deu pela necessidade de ajudar as famílias a fazer o descarte de óleo corretamente e propiciar que elas usem o óleo para produzir o sabão para consumo próprio, contribuindo com o meio ambiente e com sua economia.

Janaína, participante da oficina, explica que a atividade “foi importante para ter um aprendizado no sentido de poder economizar no gasto de sabão em minha casa, além de ter uma contribuição no uso correto do óleo de cozinha sem agredir ao meio ambiente“.

Segundo Luciel Araújo, assessor da deputada Estela Bezerra, “a Pastoral procurou o mandato que, prontamente, articulou uma forma de apoiar a atividade. Buscamos a Fundação Margarida Maria Alves pela experiência, compromisso e seriedade com a pauta da cidadania, da participação social e do meio ambiente. O mandato da deputada Estela procura estar sempre próximo e fortalecer o trabalho associativo nas comunidades, colaborando para a promoção da autonomia e do protagonismo das pessoas, sobretudo na perspectiva da sustentabilidade com respeito ao meio ambiente”.

Para mais informações sobre o trabalho da Fundação Margarida Alves, discutir a realização de oficinas de educação ambiental e produção de sabão ecológico ou doação de óleo de cozinha usado, você pode entrar em contato pelo e-mail fundacao@fundacaomargaridaalves.org.br ou pelo telefone (83) 3221-3014.