Nesta segunda-feira (20), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), realizou a Solenidade de Entrega do seu Prêmio Anual de Direitos Humanos. O Prêmio Advogado José Gomes da Silva foi concedido a personalidades que se destacam pela atuação em defesa dessa questão e da democracia.
A Fundação Margarida Maria Alves foi premiada na categoria “Organização não governamental (ONG)”, sendo representada no evento por seu Presidente, Alexandre Guedes. Também foram homenageados os professores Maria de Nazaré Zenaide e Alexandre Magno.
Alexandre Guedes destacou a importância do prêmio para a entidade:
“Nos sentimos muito honrados de estarmos recebendo esse prêmio que, para nós, é uma premiação de reconhecimento a toda nossa equipe técnica, nosso quadro de colaboradores, apoiadores, financiadores e a todos e todas Juristas Populares que já formamos. Buscamos fazer jus a grande carga simbólica que carregamos ao homenagear e cultuar a memória de Margarida Maria Alves, assim como de tantas e tantos lutadores e lutadoras que tombaram na busca pelo respeito e protagonismo dos Direitos Humanos. Acreditamos de coração que não existe uma pátria democrática, igualitária, se não for uma pátria educadora para os direitos humanos”, ressaltou.
Além dos homenageados, também participaram da solenidade a presidente e a ouvidora da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PB, Leilane Soares e Kadydja Menezes, respectivamente, e a professora e superintendente da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP-PB), Ivanilda Matias.
Leilane Soares ressaltou que “a OAB-PB se alegra de cumprir essa missão. O agradecimento demonstra a importância da dedicação de cada um para a proteção de direitos de inúmeras pessoas. A luta de Alexandre Magno, de Nazaré Zenaide e de Margarida Maria Alves que dá o nome à entidade homenageada inspiram vidas ao longo dos anos, inclusive a minha”, pontuou.
Fonte: OAB/PB